banner

terça-feira, março 29, 2011

Psicoterapia adolescente


A dolescência


Muito além de uma fase do desenvolvimento, a adolescência é um processo marcado por profundas alterações fisiológicas e comportamentais. O corpo do jovem é palco das mudanças trazidas pela puberdade e o adolescente precisa lidar com este corpo novo, cheio de possibilidades e responsabilidades.

A adolescência marca uma posição completamente diferente no mundo, ela é um momento de avaliação, questionamento e reflexão acerca dos valores, conceitos e idéias repassados para o jovem através de sua família, dos ambientes de convívio e da sociedade. Trata-se, portanto, de um momento crucial onde o jovem pode escolher as diretrizes e o caminho a seguir, o adulto que se quer ser, seus valores, suas referências, sua profissão...

Todas essas mudanças fazem do adolescente um ser em mudança e transformação exigindo de seus pais, cuidadores e professores atenção redobrada. O adolescente está transitando entre o mundo infantil e o mundo adulto. Não é mais a criança com a qual estavam acostumados, mas também não tem, ainda, condições de responder por si de forma autônoma e responsável como um adulto. O adolescente movimenta-se entre esses dois planos exigindo em cada momento o cuidado que necessita, ora limites claros e firmes, oferecendo apoio e carinho, ora incentivando a autonomia, a responsabilidade e a construção de uma vida adulta.

Neste contexto, a psicoterapia apresenta-se como um espaço único, oferecendo ao jovem um espaço protegido eticamente e comprometido com sua saúde. A psicoterapia é um espaço de elaboração e reflexão, onde o jovem pode se voltar para suas dúvidas, conflitos e questões contando, sempre, com a compreensão e o apoio de um profissional profundamente comprometido com sua saúde e bem-estar.

Para maiores informações entrar em contato pelo e-mail marina.reigado@gmail.com 

2 comentários:

  1. Boa tarde Andreya,

    Acabo de encontrar seu blog na net e me surpreendi com a citação de alguns de meus textos em seu blog. Agradeço pelas citações!

    Um grande abraço Marina Reigado
    www.marinareigado.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito interessante seus textos , claro que seu nome foi citado ,bjs ANDREYA

      Excluir