banner

terça-feira, abril 26, 2011

A quem cabe a tarefa de educar? A família ou a escola ?

Como escolher a escola para seu filho Vamos fazer uma analise reflexiva sobre essa questão. Será que é possível educar quando os alunos estão desinteressados em aprender? Quais  seria os pontos fundamentais para tal assunto? Qualidade de ensino? O interesse do aluno ou o professor ,a falta  de educação para  superação do problema passa pelo fato de que o aluno esta sem estímulos em aprender  por falta de incentivo , maturidade , falta de clareza  etc.
O que acontece é que o conceito entre pais e escolas estão dificultando toda uma estrutura educacional . Os pais jogam pra escola o objetivo de criar seus filhos e a escola não tem essa estrutura familiar a base onde cabe a família  educar , o aluno tem que ser  integrado pela família com  comprometimento com sua vida escolar, esse incentivo tem que vim da família . O educador  tem a função  de transmitir a seus alunos o conhecimento necessário e receber as idéias vindas dos alunos, enxergando necessidades e limites do aluno, tornando o aluno apto para a sua vida profissional.Criar cidadãos  é uma tarefa da escola , família e sociedade.

 A escola divide a educação que cabe aos pais com a escola, mas acontece que os professores não foram capacitados para essa tarefa, o educador não oferece subsídios fundamentais para lhe dá com essa tarefa por falta de preparação, novos aprimoramentos conhecimento humano, socais e psicológico, capacitando o professor a fazer do seu ensino o melhor  dentro das salas de aulas.
Os alunos muitas vezes não tratam os seus professores com respeito e educação e sim como empregados, atrapalhando o relacionamento entre ambos. o sistema educacional começa muito cedo nem bem nossas crianças entram  no processo de socialização familiar e aos 2 anos participam da socialização da escola. Isso ocorre falta de convivência familiar, os pais tem  menos tempo com seus filhos e a ausência  fica cada vez mais  comum .As crianças algumas estão indo para ser educadas e algumas para serem criadas.Então quando se fala na tarefa de educar começa um jogo de empurra empurra  da responsabilidade, a família cobra da escola que a educação seja dada, enquanto a escola  diz que a educação deve vim do berço, enquanto isso a educação vive esse descaso que é hoje .A familia não tem clareza sobre certo e errado , não conseguindo assim estabelecer limites e responsabilidades, permitindo que os filhos sejam guiados pelo prazer evitando qualquer coisa que lhe dê trabalho.

A psicologia vem mostrar um caminho para o educador visando melhorar  o relacionamento com os alunos, com objetivo principal a educação, exigindo uma grande capacidade de adaptação.
Teoricamente , a função do professor é ensinar e a do aluno , aprender. Os pais tem dificuldade de proibir , tendo dificuldade de estabelecer limite e deixam as crianças  e adolescentes á vontade para fazer tudo o que querem, os pais não transmitem noções de ética , deixam os filhos fazerem de tudo não exigem respeito e não ensinam a respeitar professores, empregados, funcionários...A falta de respeito denuncia a carência de educação básica.
Conflitos não resolvidos dos pais prejudicam tremendamente os filhos e acabam estourando nas escolas, nos consultórios de psicólogos ou nos fóruns de família . Para onde a criança vá leva a sua educação ou a falta dela.
Conclusão:
A família pode aceitar determinadas posições para conviver com a criança, mas se a escola não ajudar a corrigir esse comportamento, educando os alunos , estamos contribuindo com o aparecimento de futuros queima dores de índios e mendigos.O não aparecimento dos pais na escola após convocação evidencia a desobediência a uma regra , o menino esta agindo  de forma coerente com a educação transmitida pelos pais. 


ANDREYA CARVALHO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário