banner

sábado, junho 04, 2011

MÃES QUEREM SE REALIZAR ATRAVÉS DAS FILHAS



Domingo passado, eu estava assistindo o programa pequenas misses, exibido no canal Discovery Home & Health.
 O programa aborda o mundo de concursos de belezas em crianças. Confesso que fiquei chocada com algumas coisas que eu vi. As meninas têm de 4 a 10 anos e pelo que vi, algumas são praticamente obrigadas a serem misses. Tinha uma menina de uns 6 anos com fome, mas a mãe disse que ela não poderia comer naquele momento, prq o tempo era pouco. Outra chorava prq não queria subir no palco, a mãe conversava quase a obrigando, até que ela subiu. Na hora da apresentação da dança, a mãe de uma delas, ficava na platéia fazendo caras e bocas pra filha imitar. As meninas corriam de um lado para o outro tentando vencer o tempo. Existia um show de crianças com maquiagens pesadas, roupas sensuais e sorrisos forçados. Muitas levavam bronca por brincar na hora do ensaio. Na minha opinião, vi que muitas crianças estavam ali, por causa das mães. É como se a mãe se realizasse através da filha. 
E vcs o que acham disso? Teriam coragem de sacrificar uma filha tanto assim por um sonho?  


Pequenas Misses-High Glitz

Dando uma passada no site Colherada, achei uma reportagem sobre o livro "High Glitz – The Extravagant World of Child Beauty Pageants" (algo como O mundo extravagante da beleza nos concursos de criança), lançado em 2009, que reúne fotos das meninas que posaram para ela, fotógrafa Susan Anderson, momentos antes de encararem os juízes.
O livro mostra a transformação feita em cada criança e revela esse universo chocante de "Pequenas Misses". Esse tipo de concurso é muito comum em alguns estados americanos e acontece entre meninas de 12 à 13 anos. Movimentam uma grande economia e atraem milhares de mães esperançosas em transformar suas filhas em pequenas estrelas capazes de sustentar a família com sua beleza. Todas as 
meninas são forçadas a praticarem uma rotina muito pesada. Acordam às seis da manhã para a maratona de troca de roupas, maquiagem e a criação de penteados assustadores! Algumas chegam a fazer apliques e a usar "jaquetas dentárias", para encobrir imperfeições nos dentes. Detalhe: Todas tem que usar salto-alto!

Um jornal americano que comentou o trabalho da fotógrafa, disse que "essa era uma 'cultura monstro' que fantasia as meninas parte como cantoras de country, parte como donas-de-casa da década de 50, numa alusão a uma imagem feminina que quase não existe mais." O Colherada, fez menção ao filme "Pequena Miss Sunshine" (2006), onde a lindinha da Oliver sonha em participar de um desses concursos. No filme, sua família exótica, embarca numa aventura dentro de uma Kombi que leva um tio "mal-resolvido", um avô que decide morrer durante a viagem, um irmão depressivo e surdo, uma mãe doce e determinada, um pai estressado e a menina Oliver, que não tinha nada a ver com o concurso. 


*Oliver é a menina de maiô vermelho.


É   bizarro e assustador. Acha que esse tipo de atitude pode gerar comportamentos complicados daqui a alguns anos na vida dessas crianças. É deprimente ver como os pais podem agir de maneira tão desesperadora por causa do dinheiro, a ponto de arriscar a identidade das meninas. Mesmo que ainda sejam muito pequenas para definir isso, é uma situação que pode influenciar negativamente, de forma que a sociedade tenha que deparar, daqui um tempo, com jovens vazios, sem limites e cada vez mais hedonistas
BLOG DA ALINE E COM CONCORDÂNCIA COM O SEU PONTO DE VISTA  

NOTA : 

Exploração de menores um crime inaceitavel

Mensagempor 20062421 » Sex Set 17, 2010 8:25 am
o trabalho infantil é toda forma de trabalho exer
cido  por crianças e adolescentes, abaixo da idade  
minima legal permida para o trabalho,conforme
 a legislação de cada país.O trabalho infantil em
 geral, é proibido por lei.

É MUITO SERIO A PRESSÃO QUE ESSAS 
MÃES PROJETEM PRA SEUS FILHOS E
 FILHAS ,EXIGINDO DESSAS CRIANÇAS  
A PERFEIÇÃO . EM ALGUNS CASOS VE
MOS A ANSIEDADE  EXTREMA NO ROSTO
 DESSAS MENINAS E A FRUSTAÇÃO DELAS
 QUANDO NÃO GANHAM O PREMIO , ALÉM
 DA MÃE RECLAMAREM COM AS FILHAS
 AINDA FAZEM COMPARAÇÕES MECHENDO
 COM A AUTO-ESTIMA DAS CRIANÇAS .LEM
BRO DE UM CASO  QUE ERA DUAS IRMÃES , 
A MÃE APOIAVA UMA E A OUTRA ERA O 
SAQUINHO DE PANCADA E COMPARAÇÃO.
 ISSO É VERGONHOSO



                                             ANDREYA CARVALHO

Um comentário:

  1. ja vi esse programa , acho um absurdo,teve uma que chegou ao limite do absurdo de colocar a menina para fazer bronzeamento artificial, isso teria que ser proibido. é querer se realizar atraves de uma criança inocente , ainda plantando nelas , a competividade . é lamentável andreya .

    ResponderExcluir